Você sabe a importância de identificar o paciente corretamente? Em um ambiente hospitalar, esse processo é de extrema importância para evitar a ocorrência de incidentes, garantindo a qualidade do atendimento que o paciente precisa. Foi pensando nisso que o Hospital Guararapes realizou, através do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), mais um treinamento de identificação do paciente para colaboradores da Recepção e Assistência.
Ministrado pela coordenadora do NSP, kamila Souza, pela analista de processos e projetos, Gizele Correa e pela técnica de enfermagem do SCIRAS, Mércia Maria, o treinamento, que aconteceu nos dias 20 e 21 de janeiro, contou com dinâmicas em grupo, brindes e explicações sobre o assunto e as próximas mudanças.
Esse treinamento faz parte de uma das metas internacionais de segurança do paciente e, para Kamila, é gratificante fazer parte desse aprendizado contínuo no HG, tendo em vista que o NSP fomenta a prevenção, controle e redução de falhas assistenciais, através do monitoramento sistemático dos riscos e do compartilhamento do conhecimento.
“A identificação do paciente é necessária para a garantia de um processo assistencial seguro, pois deve ser capaz de identificar corretamente o indivíduo como a pessoa para a qual se destina o serviço, podendo ser considerada como ponto de partida para a correta execução das diversas etapas de segurança”, completou.